BLOG

ARRAIAS OU RAIAS (PERIGO)


Arraias são animais pacatos comuns em rios, lagos, alto mar e na beira da praia.

Peixes cartilaginosos da classe Chondrichthye e a mesma classe dos tubarões.

Peixes bentônicos, nadam rente ao fundo e ficam enterrados, quando migram nadam próximo a superfície, outras espécies como a Raia Jamanta são pelágicas outras elétricas, exemplo arraia-torpedo.

São três gêneros de água doce: Plesiotrygon, Potamotrygon e Paratrygon

O gênero Dasyates habita água salobra, comum em outros países. #arraias #pescasub #mergulhoemapneia

No Brasil: É o Potomotrygon sendo de água doce é o mais encontrado e responsável por acidentes mais graves.

Peixes comestíveis e de ótimo sabor.

Perigo: A ferroada perfuro-cortante causa dor intensa por duas horas e podem ser acompanhada de agitação, taquicardia, vômitos e morte por cheque anafilático. Em casos mais graves quando a pessoa não faz assepsia do local criando pus e infecções, o tempo de recuperação pode ser maior.

Prevenindo o acidente: Uma técnica e arrastar os pés ao entrar na água em locais rasos, usar botas, arrastar um pedaço de madeira, evitem limpar peixes e jogar vísceras na área onde pessoas irão utilizar para banho ou portos onde pessoas podem trafegar. Cuido quando saem da água fisgada pelo anzol e tem que ser manuseadas imobilize o rabo e retire o ferrão para evitar acidentes. Ouvi-se falar que arraias gostam de lama e água parada, certo, mas em minhas visitas a rios e lagos já encontrei Arrais em água muito limpa em correntezas e fundos de pedras.

Cuidados: Muito cuidado ao entrar em rios e lagos caminhando, desembarcar pulando de uma canoa, descer de píer e trapiches, utilizar as mãos para vasculhar o fundo ou desenroscar anzóis, redes ou tarrafas. Evite banhos em locais com incidência desse animal.

Tratamento: Popularmente se ouvi falar de ervas, passar o olho da arraia no local atingido, urinar sobre a ferida. O ferimento deve ser lavado com água, soro fisiológico, observar se existem pedaços do ferrão.

Imergir em água quente 45°C por 40min a 01h30min ou colocar compressa quente se não houver local para imergir o ferimento. OBS: Temperatura da urina 36°C por isso serve para aliviar a dor, mesmo não sendo muito higiênico. Leve a vitima para o hospital, passe o histórico do acidente ao profissional e verifique se sua vacina contra tétano está em dia.

(Marconi marques).

ÚLTIMAS POSTAGENS
Arquivo
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square

VENHA PARTICIPAR

DE FORMA SEGURA

DE UMA AVENTURA NA ÁGUA

Preencha o formulário e envie sua mensagem.

(61) 9 9917-4561

Marconi

© FRONTEIRA SUB   -   TODOS OS DIREITOS RESERVADOS     |     CRIADO POR WIN7.COM.BR