top of page

BLOG

Lanternas para Mergulho - Pesca Sub


Lanternas de Led em promoção - Pesca Sub Noturna - Fronteira Sub

Lanternas de Lâmpadas Comuns:

O uso de lanternas com lâmpadas incandescentes ( Kripiton,Xenon,...) está diminuindo para quem usa lanternas para mergulho. As vantagens dos LEDs são enormes. As lanternas alimentadas por pilhas são equipamentos indispensáveis em uma infinidade de situações.

Há pouco tempo não se ouvia falar de Lanternas a LEDs. Hoje, pela sua diminuição de custo, vem substituindo as lanternas de lâmpadas incandescentes. As lâmpadas produzem luz pelo aquecimento de um filamento, num processo de muito baixo rendimento. De fato, apenas de 15 a 25% da energia gasta pela lâmpada se converte em luz. O restante se converte em calor.

Isso significa que as lâmpadas desperdiçam energia das pilhas e para conseguirem boa quantidade de luz precisam de muita corrente, drenando assim rapidamente a energia das pilhas. Apesar do baixo custo, realmente talvez seja a hora de aposentá-las para o mergulho.

Desvantagens:

Peso maior;

Frágeis e com durabilidade limitada;

Acúmulo de pilhas descartáveis usadas (Não podem ser jogadas no lixo comum);

Maior facilidade em queimar foquito.

Lanternas de LED's:

Os LEDs brancos na verdade são formados por três chips que produzindo luz de cores básicas (RGB – vermelho verde e azul), as combina para obter a luz branca. O rendimento destes LEDs é muito alto, já que mais de 90% da energia é convertida em luz. Isso significa que, com menos de 1/3 do consumo de uma lâmpada comum eles produzem a mesma quantidade de luz. Uma pilha que dure 4 horas numa lanterna com lâmpada, durará 12 horas numa lanterna de LEDs que tenha a mesma potência luminosa.

Outra vantagem dos LEDs está na sua durabilidade e resistência. Podem até molhar. Os LEDs são mais robustos e duram mais além de serem menores.

Uma lanterna que fique por muito tempo ligado e que precise fornecer boa quantidade de luz deve usar pilhas médias(C) ou grandes(D).

Lanternas para mergulho:

Agora chegamos a grande vantagem dos LEDs quando nos referimos a Lanternas para Mergulho. Podem ser fabricadas em corpo de PVC ou Alumínio. Utilizam orings para vedação.

Vantagem: quanto menor a lanterna menor arrasto trás para o mergulhador.

Obs. As lanternas de LED conseguem em um tamanho reduzido utilizando poucas pilhas muita iluminação. No meu ver hoje a boa lanterna nos proporciona bom campo de visão em foco aberto e fechado, conseguindo um poder de penetração em águas relativamente limpas muito bom. Acho um exagero a procura de lanterna que consiga mais de 800 lumens (O fluxo luminoso que produz, ou seja, a iluminação que dá medido em lumen). Em pesca noturna deve-se tomar cuidado com o exagero, talvez se tornando mais fácil para aquele que quer tanta luz no período noturno, pescar durante o dia.

Conclusão para Mergulhadores.

As vantagens das lanternas de LEDs são enormes. Mais luz por mais tempo e por menor custo são as principais, tamanhos muito reduzidos com corpo em alumínio são ideais.

Alguns modelos podem até funcionar como sinalizadores e com circuitos que as fazem piscar de modo intermitente.

O sistema de alimentação também evoluiu muito. Hoje existem lanternas que são alimentadas por energia solar, dínamo ou recarregáveis. Podem ser recarregadas em veículos. A escolha depende da aplicação situação e espaço. Invista em bons equipamentos que você realmente usará. Quem compra bem compra uma só vez ou pode até vender com facilidade.

(Marconi Marques).

ÚLTIMAS POSTAGENS
Arquivo
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
bottom of page