top of page

BLOG

Morte de mergulhadores em barragens


Morte de Mergulhadores em Barragem.

Perigo para mergulhadores

Mergulhar na montante de barragens próximo a vazão e canos de sucção é muito perigoso. Muitas barragens possuem sinalizações feitas por bóias, pessoas para vigiarem a aproximação indevida de pessoas ou embarcações. #perigonomergulho #segurançanomergulho

Tendo em vista que acidentes graves já aconteceram em barragens de grande e pequeno porte, e como já ouvi relatos e já até mesmo trabalhei em resgate de acidentes envolvendo esse perigo, vejo a necessidade de informá-los que esse cuidado deve ser tomado visando prevenir que mergulhadores pouco experientes e mesmo os mais experientes que muitas vezes fazem mergulhos, trabalhos ou pesca próximo a essa área de risco tenham algum problema. #cursodepescasub

Com a grande construção de Barragens por todo o Brasil e grande adesão de mergulhadores que mergulham nessas barragens, passemos a ter um novo olhar sobre esse risco que muitas vezes é ignorado.

Uma maneira de entender como funciona essa grande armadilha, onde mergulhadores podem ser surpreendidos é pensar no funcionamento de um aspirador de pó. A sucção criada pelo ventilador do aspirador de pó gera uma corrente de ar que atravessa a porta de entrada chegando até a porta de saída comparando-se a sucção feita quando aspiramos por um canudo. Existe uma força motora que arrasta uma quantidade de ar, sendo que sua abertura se torna menor na entrada de ar aumentando sua força de sucção. Essa corrente de ar assemelha- se a corrente de água.

Esse perigo também pode ocorrer em canos de sucção, bombas para pivôs de irrigação, bombas de água, dragas e em ralos de piscinas.Todo cuidado pode ser pouco, pois depois que o acidente acontece é muito difícil lutar contra essa força invisível.

Como reconhecer e tentar se afastar desse risco:

Ao chegar ao local onde vai mergulhar, observar se próximo a essa área há algum sinal de alerta, como bóias de sinalização, placas e formação de redemoinho, como também o barulho feito pela saída da água ou sucção da água. Lembre-se que esse perigo muitas vezes e invisível. Pense no ralo de uma piscina, o ideal é nem se aproximar ainda mais se o ralo não estiver tampado. Não se deve colocar a mão próxima ao ralo mesmo se ele estiver tampado.

As barragens, ao contrário das piscinas e bombas de sucção, têm a sua vazão de água através da pressão exercida pela coluna de água que se forma acima dela. Não deixemos de nos preocupar também com as de pequena profundidade. A pressão exercida por um líquido aumenta com a profundidade.Essa força, esse peso é que faz com que as turbinas das barragens funcionem, pois as usinas são construídas abaixo das represas, para que a pressão exercida por esse grande tanque de água impulsione as turbinas da usina elétrica gerando energia.

Pressão no ponto considerado = P = r . g . h.

r = massa específica. g = aceleração local devido à gravidade. h = distância entre o ponto considerado e a superfície livre do líquido.

A pressão relativa exercida por um líquido aumenta com a profundidade; as intensidades das forças de pressão crescem na mesma proporção.Se esse espaço de vazão e reduzido a força aumenta.

Devemos conhecer e respeitar esse vilão, que tem feito vítimas que mergulham sem esse conhecimento.

(Marconi Marques).

ÚLTIMAS POSTAGENS
Arquivo
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
bottom of page